Rabetas | Bordas | Fundos | Out-lines | Quilhas | Distribuição de Volume

RABETAS

A Rabeta tem como função trabalhar a saída d'água que corre pelo out-line da prancha. A força impressa
pelo pé traseiro do surfista está relacionada diretamente com o design de cada rabeta, tanto em seu out-line
quanto na sua espessura.

1. SQUASH

É a rabeta mais usada em todo o mundo. Ela tem uma saída d´água mais aberta, fazendo com que a água abrace menos o out-line da prancha. Quanto mais larga mais solta fica a prancha, porém perdemos um pouco de segurança em sua direção. Em alguns outlines, podemos ter a Round Squash com seus cantos mais arredondados.

2. PIN

São usadas, na sua grande maioria, em pranchas maiores que 7'. A água corre o out-line da prancha por inteiro até a extremidade da rabeta, por isso proporciona maior segurança nas ondas grandes e tubulares. A pouca área também facilita as cavadas e as trocas de borda.

3. ROUND PIN

Tem características parecidas com as da rabeta Pin, porém seu design mais arredondado se encaixa bem nas pranchas um pouco menores deixando-as um pouco mais maleáveis. Funciona bem nas manobras mais redondas como cut-backs e rasgadas.

4. ROUND

Funcionalmente é exatamente o meio termo entre a Round pin e a Squash ou a sua variante Round Squash. Proporciona manobras mais redondas em ondas menores e ocas. Se encaixa perfeitamente no trilho da onda. A combinação total da prancha tem que ser perfeita para que a prancha não perca maneabilidade.

5. SWALLOW, SWALLOW FISH e MEIA LUA

Todas as três apresentam as mesmas características e se diferenciam apenas esteticamente. A parte central do "V" ou "U" formado pelos dois bicos, diminui a resistência da água quando o surfista pressiona a rabeta da prancha, isso faz com que a prancha fique mais solta. Um ponto negativo é a fragilidade das duas pontas. Esses modelos não são aconselháveis para ondas maiores que precisam de mais segurança, porém nas ondas menores e fracas tornam a prancha bem mais sensível.

6. SQUARE

Uma variante da Squash, ou vice-versa. A única diferença entre essas duas é a direção da água que corre o out-line da prancha. Na Square o fluxo de água não sofre nenhuma curva na rabeta aumentando a projeção e prejudicando um pouco os movimentos curvos. Essa rabeta foi bastante usada nos anos 80 com a difusão das triquilhas, hoje em dia quase não a vemos.